Por outro lado, devemos ter em conta que a função da lama na cultura Papua é bastante abrangente. É uma prática comum cobrir o rosto, a cabeça e até o corpo todo com barro/argila em toda a Oceania (fonte da fotografia, Malcolm Kirk). Além de sinal de luto depois da morte de um parente, também pode ter como função ocultar-se do espírito da pessoa morta. Malcolm Kirk afirma que o barro seco se esfarelando na pele já foi comparado à pele em decomposição de um cadáver (1). Em outras áreas, a lama também possua uma função preponderante em cerimônias de iniciação dos garotos. A função da lama entre os Homens-Lama da região do rio Asaro é de outra ordem. Certa vez sua aldeia foi atacada, os guerreiros fugiram e se esconderam no lamaçal da margem do rio. Depois de algum tempo, alguns deles voltaram para verificar se os inimigos haviam se retirado. Entretanto, na medida em que rastejavam até a aldeia, a lama secou em seus corpos. Ao avistarem aquelas figuras, o inimigo as confundiu com espíritos malignos e fugiu (2). Para aqueles que conhecem a fama dos políticos brasileiros, é difícil imaginar a lama como uma fonte de proteção – embora os faça realmente parecer espíritos malignos.
Notas:
Leia também:
1. KIRK, Malcolm. Les Papous. Peintures Corporelles, Parures et Masques. Fribourg /Suisse: Medea Diffusion S.A., 1986. P. 21.
2. PETER, Hanns. Protective Clay: Symbol of Mourning and Death. In: GRÖNING, Karl. Decorated Skin. A World Survey of Body Art. London: Thames and Hudson, 1997. P. 83.