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Roberto Acioli de Oliveira

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23 de mai de 2008

Arte do Corpo: Yoko Ono e a Tesoura




Durante uma hora ela esteve sentada no palco. A platéia era convidada para subir e cortar-lhe a roupa com uma tesoura. Enquanto seu traje ia se desmanchando, ela cobria os seios com as mãos. Nas palavras de Carolee Schneemann, uma das primeiras a colocar o próprio corpo em evidência em suas performances artísticas nos Estados Unidos, Yoko Ono foi a única que produziu Arte do Corpo antes dela - que o fez em 1963 com Eye/Body (Olho/Corpo) (1). Através de Cut Piece (Cortes, 1964), Yoko Ono trouxe o tema das dores físicas e emocionais. Esta performance pode ser lida como um discurso a respeito da passividade e da agressão.

Pode também ser interpretada como uma oferta do eu enquanto vítima conectando-se à reciprocidade entre insulto e autodepreciação. Pode ainda referir-se à renúncia de poder necessária a troca sadomasoquista. Demonstra também o potencial para fazer do “outro” um objeto na militarização do sentimento que remove a compaixão dos atos brutais. Pode ser também um comentário sobre a troca entre aquele que observa e o objeto observado. Cut Piece decreta a responsabilidade que os espectadores (a platéia) devem assumir na experiência estética (2).

Desconstruíndo a supostamente neutra relação entre sujeito e objeto existente entre platéia (público, espectadores, observadores) e objeto de arte, Yoko Ono apresentou uma situação onde o/a observador/a se implicava no ato potencialmente agressivo de desvelar, desnudar, um corpo passivo. O fato de se tratar de um corpo feminino carregou ainda mais a performance com as questões de gênero. Enfatizando a reciprocidade na maneira como platéia e objetos tornam-se objetos uns para os outros, Cut Piece demonstra como a observação irresponsável pode chegar a destruir o objeto percebido (3).

Notas:

1. SCHNEEMANN, Carolee. More Than Meat Joy: Complete Performances, Works and Selected Writings (1979). IN WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist’s Body. London: Phaidon, 2000. P. 197.
2. STILES, Kristine. Between Water and Stone – Fluxus Performance: A Metaphysics of Acts IN WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist’s Body… Op. Cit., p. 211.
3. WARR, Tracey; JONES, Amelia. The Artist’s Body… Op. Cit., p.74.

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